Add to favourites
News Local and Global in your language
24th of January 2018

Hombre



As 3 tendências tech que vão invadir sua vida cotidiana

Aibo e outros robôs trazem novas tendências para o cotidiano (Foto: Alex Wong/Getty Images)Aibo e outros robôs trazem novas tendências para o dia-a-dia (Foto: Alex Wong/Getty Images)

Robôs, drones e ideias malucas são corriqueiros nos corredores da Consumer Electronic Show (CES), feira que acontece em Las Vegas sempre em janeiro e traz um gostinho de algumas das principais novidades tech dos próximos anos. O que captou nosso interessante em 2018, no entanto, foram algumas ideias que sugerem grandes mudanças para a vida privada no futuro.

Confira algumas das mais impactantes (ou pelo menos legais) abaixo:

1. Assistentes pessoais para todos os lados

O Gourmia Barista Butler se conecta com o Google Home e a Amazon Alexa e prepara café a um comando de voz  (Foto: David Becker/Getty Images)O Gourmia Barista Butler se conecta com o Google Home e a Amazon Alexa e prepara café a um comando de voz (Foto: David Becker/Getty Images)

A Alexa da Amazon e o Home do Google são a bola da vez. Cafeiteiras e caixas de som integradas com estes assistentes de voz foram exibidos essa semana em Las Vegas. Mas até 2019 há ainda outra novidade: ambos também estarão disponíveis para a estrada.

saiba mais

A Lexus e a Toyota passarão a incluir funcionalidades da Alexa no sistema digital de seus modelos no ano que vem. A ideia é poder controlar por voz não só alguns sistemas do carro, como também mídia e serviços disponíveis pelo computador de bordo. As empresas informam que carros munidos dos sistemas Entune 3.0, no caso da Toyota, e o Enform 2.0 da Lexus serão os primeiros a contar com funções da assistente.

Além das duas montadoras, a Kia planeja lançar veículos em 2018 munidos com o Google Assistant através do sistema UVO, disponível nos modelos Niro PHEV, Soul EV, Optima PHEV e K900. O assistente de voz dará ao motorista a opção de iniciar ou desligar a ignição do carro remotamente, travá-lo e destravá-lo e acionar farol e buzina.

2. Exterminadores dos afazeres domésticos

Cindy Ferda, representante da Aeolus Robotics apresenta o Aeolus, robô que pode varrer e aspirar cômodos (Foto: David Becker/Getty Images)Cindy Ferda, representante da Aeolus Robotics, apresenta o Aeolus, robô que pode varrer e aspirar cômodos (Foto: David Becker/Getty Images)

Robôs-mordomo são um papo sci-fi um pouco brega demais? Talvez. Mas a CES 2018 trouxe não um, mas dois autômatos criados para ajudar fãs da tecnologia a deixar a vida pessoal em ordem. 

O Aeolus, da Aeolus Robotics, é especialista em organização. Ele reconhece centenas de objetos e pode ser programado para colocá-los de volta no lugar. A empresa planeja comercializar o robô ainda este ano, embora não informe um valor preciso.

O Walker da Ubtech (Foto: Reprodução / Instagram)O Walker da Ubtech (Foto: Reprodução / Instagram)

O segundo robô-mordomo é o Walker, da chinesa Ubtech, que será capaz de patrulhar sua casa e auxiliar com seu calendário e e-mails em alguma altura de 2019. Mais importante? Ele é realmente bom em não cair, um talento meio bobo mas extremamente complicado para robôs humanoides como ele. Um grupo de motores desenvolvido pela empresa chinesa é capaz de regular constantemente o balanço do Walker e, caso o pior aconteça, seu sistema garante que ele evite criar um acidente. O Walker pesa “apenas” 37 quilos, o que também é um plus.

Laundroid (Foto: Ethan Miller/Getty Images)FoldMate (Foto: Ethan Miller/Getty Images)

Outro dos itens mais inusitados da CES 2018 é o FoldMate, esta máquina que parece uma lava-louças da foto acima. O que acontece dentro dela no entanto, é bem diferente: coloque uma roupa passada no dispenser e voilá, uma inteligência artificial se encarrega de dobrá-la automaticamente.

A máquina ainda é um protótipo, e por enquanto está uns passos distantes de ser o droid organizador dos sonhos: o sistema tem dificuldade em reconhecer cores que não sejam vibrantes e, portanto, é um péssimo companheiro para quem curte um guarda-roupas mais sóbrio.

3. Pets robóticos

O Aibo, da Sony. Será que a moda dos cães mecânicos vinga dessa vez? (Foto: Alex Wong/Getty Images)O Aibo, da Sony. Será que a moda dos cães mecânicos vinga dessa vez? (Foto: Alex Wong/Getty Images)

Mordomos de lata não são a única ideia retrô a voltar essa semana. Lembra do Aibo, o pequeno cachorrinho-robô com jeitão do Robocop do Padilha que a Sony tentou fazer colar na década de 90. Diga "bom garoto!" à sua nova versão, que troca um visual modernoso por baldes e baldes de fofura.

Isso não quer dizer, claro, que o novo Aibo não esteja mais atualizado que seu antecessor. O robôcão é capaz de se adaptar ao dono, adotando hábitos, aprendendo a se mover pela casa e até acessando informações de outros Aibos pela nuvem para refinar suas características. Ele é capaz de seguir pessoas pela sala e apresentar um conjunto de emoções através das duas telas OLED que são seus olhos. O pet até tira fotos e aprende truques através de um companion app para smartphones.

[embedded content]

Outro destaque do Aibo é um movimento mais natural. Ele tem uma série de "animações" complexas programadas e pode ser mover em 22 direções diferentes. São elementos essenciais, já que a Sony planeja ganhar consumidores pelo coração. Por US$ 29 (R$ 93), ele também não é o brinquedo mais caro do mundo. O difícil vai ser explicar para os pequenos porque o cãozinho tem que dormir de duas em duas horas - por ora, a bateria tem autonomia limitada.

O Aibo foi lançado esta semana no Japão, ainda sem data para chegar ao ocidente. Diferente das outras tendências, a Sony foi a única a apostar na volta dos pets robôs, mas com experiência no mercado e um produto que está próximo das nossas mãos, ela está em uma posição interessante para ao menos tentar.

Read More




Leave A Comment

More News

Noticias sobre Hombres

GQ Feed

I-Bejar.com: Noticias de

Trendencias Hombre

GQ

Disclaimer and Notice:WorldProNews.com is not the owner of these news or any information published on this site.